Os diretores da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação do Interior reuniram-se no dia 30/09 (terça-feira), às 9 hs para analisar as negociações coletivas do primeiro semestre e planejar as do segundo.
A reunião aconteceu no Sindicato da Alimentação de Taquaritinga, filiado à entidade. Os diretores Silvano Pedro e Ricardo Pedro, estiveram presentes representando o STIA Jaboticabal.
Com relação à campanha salarial do 1º semestre, houve um balanço do que aconteceu até o momento, lembrando que dos 7 setores que negociam em abril e maio, 3 convenções coletivas de trabalho foram fechadas - Bebidas, Ração Animal e Suco Concentrado.
"Conseguimos avançar, com ganhos reais nas convenções já fechadas, mas foi tudo com muita luta. Precisamos, inclusive, fazer mobilizações mais pesadas e levar para conciliações no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O importante é que não foi em vão", analisa a diretoria.
Ficou decidido, ainda, que as tratativas do setor de Frio devem seguir também para o TRT da 2ª Região, em São Paulo, já que não houve avanços até o momento e os trabalhadores aguardam o reajuste desde maio.
"Quanto ao 2º semestre, a situação não está diferente. Estamos enfrentando muitas dificuldades na mesa de negociação. Os patrões estão cada vez mais irredutíveis, oferecendo pouco, querendo parcelar aumentos. E não vamos aceitar. Se necessário, vamos às últimas consequências", sinaliza a diretoria da FTIA Interior.